terça-feira, 30 de agosto de 2011

Crtl+C e Crtl+V

Os 10 piores mutantes que já passaram pelos X-Men.

Quando foram criados, os X-Men contavam com apenas 5 membros, além do Professor X. Hoje, depois de 44 anos de existência, a quantidade de membros, incluindo os de suas equipes derivadas, aumentou exponencialmente, já ultrapassando mais de 100! É natural que alguns destes personagens sejam bem construídos, enquanto outros… nem tanto! Vamos conferir agora os 10 piores personagens que já passaram por alguma equipe-X. Os critérios usados na classificação foram caracterização, originalidade e relevância do personagem.

Cifra - Chris Claremont, por quê você não me deu um poder útil, como invulnerabilidade?10º) Cifra: Douglas Ramsey era um mutante com o poder de aprender ou decifrar qualquer tipo de linguagem (humana, alienígena ou de computação) intuitivamente e bem rápido. Foi integrante dos novos mutantes e morreu baleado durante uma batalha.
Por que ele está nesta lista: Respondam rápido: qual é a utilidade de poder aprender uma língua rapidamente no meio de uma briga? A não ser para implorar que seja poupado, praticamente nenhuma! Principalmente se você está entre pessoas (amigos e inimigos) em que todos já falam a mesma língua! Um humano superdotado poderia fazer praticamente a mesma coisa se tivesse algumas semanas para estudar! Assim foi a vida do pobre Doug: era um peso para seus colegas de equipe (principalmente seu parceiro Warlock) durante as aventuras. Era o “bucha” da equipe, tendo sempre que ser defendido dos perigos (que não eram poucos). E pobre dos escritores que sempre tinham que bolar histórias no espaço ou em outras dimensões, apenas para justificar a presença do personagem! Mas ele mereceu um final nobre, se jogando na frente de uma bala para salvar a vida de uma colega! Merece um décimo lugar porque, apesar de ser “bucha”, era um personagem carismático entre os leitores. Em tempo: posteriormente, Doug reapareceu nas histórias do Excalibur mais poderoso, após ter se fundido com seu ex-colega alien Warlock!


Peter Wisdom - Born To Be Mad9º) Pete Wisdom: Peter Paul Winston Wisdom, ou “Pete Wisdom” para os íntimos, é um mutante com o poder de gerar “lâminas térmicas” dos seus dedos. Era agente de uma organização secreta britânica chamada “Ar Negro”, que pesquisava fenômenos paranormais, até ser membro do antigo Excalibur e também líder da X-Force, numa fase que não foi publicada no Brasil. Atualmente, faz parte do Novo Excalibur.
Por que ele está nesta lista: Foi criado nos anos 90 para ser o “bad boy” do Excalibur. Para quem não sabe, os anos 90 (também conhecidos como Era Image) era a época em que ser “cool” significava ter músculos enormes, carregar armas maiores do que seu corpo e ter uma atitude motherfucker à lá Justiceiro e Wolverine. O problema é que isto funcionava no Justiceiro e no Wolverine, mas nem sempre funcionava na maioria dos personagens criados nesta época. Pete não tinha codinome nem uniforme de super-herói, apesar de andar cercado de um grupo cheio de fantasias de carnaval. Além de que seu poder parecia mais uma cópia dos poderes do Gambit ou da Adaga (da dupla Manto & Adaga). Seu momento mais memorável foi ter sido namorado da Lince Negra, o que lhe rendeu uma boa surra do ex-namorado dela, o Colossus. Nona posição, com louvor! Foi salvo de pegar uma posição maior por seu papel nas equipes Excalibur e X-Force e por ter estrelado uma mini-série própria (Wisdom) no selo “adulto” Marvel Max.


A equipe que entrou para o Livro dos Recordes como a mais inútil de todos os tempos8º) Aparição, Paulie Provenzano e Solar:
Estes três personagens apareceram juntos numa história na qual Jean Grey recruta um grupo de mutantes para combater Magneto e salvar o Professor X (numa alusão à clássica história Gênese Mortal, na qual o Professor X recruta Wolverine, Tempestade, Colossus, Noturno e outros mutantes para salvar os X-Men originais da ilha viva Krakoa). Aparição era um jovem na qual sua pele era permanentemente invisível, com seus órgãos internos visíveis. Paulie Provenzano era um membro da máfia italiana, machista e homofóbico, que descobriu que era invulnerável. Solar era a irmã do Solaris, com os poderes e uniforme idênticos ao irmão.
Por que eles estão nesta lista: Personagens dispensáveis, que foram criados apenas para um arco de história, e nada mais. Aparição tinha um poder inútil (num mundo com tantos mutantes, será que Jean Grey não acharia alguém mais poderoso para enfrentar Magneto e um exército de mutantes?). Paulie foi criado para inserir humor na história, mas não tinha nem uniforme, codinome e um poder original (além de ser politicamente incorreto). E Solar era cópia do Solaris, e nunca havia sido citado que ele tinha uma irmã. Fato interessante é que o escritor não atentou para o seguinte: segundo a origem do Solaris, seus poderes são devidos à contaminação por radiação a qual sua mãe foi exposta com a detonação da bomba atômica em Hiroshima. Ao nascer, a mãe de Solaris morreu durante o parto. Ora, se a a mãe de Shiro é a causa das origens do poderes de Solaris, como poderia haver uma irmã mais nova com os mesmos poderes se a mãe dele morreu ao dar a luz? Só não pegaram uma posição maior neste Top Ten porque foram membros dos X-Men apenas durante um arco de histórias que durou quatro edições.


Cecilia Reyes - Morra de inveja do meu campo de força, Cifra!7º) Cecília Reyes: A Dra. Cecília Reyes era uma médica que levava uma vida normal, até ser atacada por um sentinela durante a saga “Operação: Tolerância Zero”. Escapou com vida graças a ajuda do Homem de Gelo e ao seu poder de gerar um campo de força semi-invisível passivo, que a protege de ataques físicos, energéticos e psíquicos.
Por que ele está nesta lista: Campo de força não é um poder muito original. Pensando nisso, o escritor Scott Lobdell (criador da personagem) decidiu atribuir alguns “diferenciais” no poder da Dra. Reyes: primeiro, o campo de força era ativado automaticamente, sem controle. E era invisível até ser utilizado! Além de protegê-la de ataques físicos e energéticos, ele também serviria de defesa contra ataques psíquicos (apesar das histórias nunca terem explorado isto). E terceito (pasmem!): o campo de força a protegia dos ataques, mas ela sentia a dor mesmo assim!!! Em resumo: qual a vantagem de um campo de força na qual você ainda sente o impacto dos ataques? Além do poder ser meio contraditório, não foi dado nem um codinome nem um uniforme de super-herói para nossa pobre doutora, assim como nosso colocado anterior (por total falta de imaginação dos escritores de criarem um). Apesar de tudo, a Dra. Reyes possuía um bom background, além de ter estrelado algumas boas histórias. Hoje, Cecília está esquecida no limbo dos personagens esquecidos, esperando ser resgatada algum dia (ou não).


Fluxo - Roubando a prancha do Surfista Prateado6º) Fluxo: Davis Cameron era um surfista australiano quando ele e sua irmã (a ex-X-Man Salva-Vidas) foram pegos num fogo cruzado de uma batalha dos X-Treme X-Men. Como fluxo, ele tem o poder de abrir um túnel dimensional na qual ele e outras pessoas podem se deslocar a grande distâncias. Usa uma prancha de surfe voadora para se locomover. Posteriormente, descobriu-se que ele e sua irmã são híbridos entre humanos e alienígenas Sh’iar.
Por que ele está nesta lista: Fluxo não teve grande importância nas histórias da qual esteve presente. Na verdade, parece que ele foi criado apenas por causa de seus poderes de teleporte para ser o “meio de transporte” dos X-Men. Tampouco foi explicado qual a implicação de sua relação com os Sh’iar e nem onde ele obteve aquela bendita prancha voadora (será que ele pegou emprestado do Surfista Prateado?). Abandonou os X-Men porque sua irmã se transformou num monstro semi-alienígena, o que não foi nada nobre da parte dele. Não está em uma posição mais alta porque sua carreira teve curta duração (um ano de X-Treme X-Men mais uma participação curta na mini-série X-Men: O Fim)


Pássaro Trovejante - Melhor aproveitado na morte do que em vida5º) Pássaro Trovejante I: John Proudstar era um índio apache orgulhoso que vivia em uma reserva indígena, até que o Professor X o convidou para fazer da segunda geração de X-Men, e resgatar os X-Men originais aprisionados por Krakoa, a ilha viva.
Por que ele está nesta lista: O primeiro Pássaro Trovejante foi criado juntamente com Colossus, Noturno e Tempestade. O objetivo de seus criadores (o escritor Len Wein e o desenhista Dave Cockrum) era ter um grupo de personagens de diversas nacionalidades e etnias, reforçando o conceito de que a raça mutante era algo global. Contudo, quando decidiriam quais seriam seus poderes, optaram que ele teria força, velocidade e resistência sobre-humanas. Foi então que descobriram que tinham criado um personagem reduntante, numa equipe em que os demais personagens poderiam fazer o mesmo que ele (ou até melhor): ele era mais forte, ágil e resistente que um humano comum, mas não tanto quanto Colossus, Noturno e Wolverine, respectivamente. Como consequência, o próprio personagem era caracterizado como inseguro e competitivo, tentando provar seu valor numa equipe cheia de pessoas super-poderosas. A solução mais nobre foi matar o personagem em sua segunda aventura, se sacrificando para honrar seu orgulho de guerreiro. Em tempo: O Pássaro Trovejante I possui um irmão com os mesmos poderes, e que atualmente faz parte dos X-Men, sendo muito melhor aproveitado. 


Fortão - Sou feio, mas sou legal 4º) Fortão: Atual membro do X-Factor, Guido Carosella possui a capacidade de converter energia cinética em super-força.
Por que ele está nesta lista: Um bom personagem é construído com diversos fatores: visual, habilidades e sua “história de fundo”, ou background. E este personagem deixa a desejar em cada um destes! Super-força talvez seja o poder mais comum que existe (além do poder de voar). E o criador do Fortão – o escritor Chris Claremont – já havia criado outro personagem com exatamente o mesmo superpoder de absorver energia cinética e convertê-la em força: Sebastian Shawn, o Rei Negro do Clube do Inferno. O que o levaria a criar outro personagem com poderes repetidos: Falta de imaginação? Falta de paciência? Ambos? O visual também deixa a desejar: cabeça, mãos e pernas desproporcionais, apenas para enfatizar o tamanho dos músculos dos braços. Mas o principal motivo de incluirmos o Sr. Carosella nesta lista é que seu codinome deve ser o mais ridículo de todos os tempos!! Isso só deve ser considerado nas histórias de humor que, inclusive, são as melhores nas quais este personagem aparece.


3º) Revanche: Anos atrás, a telepata Psylocke dos X-Men trocou de corpo com uma assassina ninja chamada Kwannon. Posteriormente, a mente de Kwannon, presa no corpo original e com os mesmos poderes de Psylocke, foi em busca de vingança contra a mesma, adotando o codinome Revanche.
Por que ele está nesta lista: Psylocke e Revanche protagonizaram uma das histórias mais confusas de todos os tempos dos X-Men (e olha que não são poucas), até que fosse esclarecido quem era quem! Após uma novela que se arrastou por várias edições, ambas decidiriam se unir, e permaneceram juntas nos X-Men. Foi morta quando os editores dos X-Men perceberam que tinham duas personagens praticamente iguais nos X-Men, decidindo então matá-la por causa da redundância.


Joseph vs Magneto - Copiou e não pagou direitos autoriais? Vai dar briga! 2º) Joseph: Em suas primeiras aparições, acreditava-se que Joseph era Magneto rejuvenescido, após ter desaparecido quando sua estação espacial Avalon foi destruída. Sem lembranças de seu passado e sem nenhuma explicação de como havia se tornado mais jovem, Joseph encontrou Vampira e passou a integrar os X-Men. Pelo visto, os editores da Marvel tiveram um lampejo de bom senso ao perceberem que colocaram um ótimo personagem (Magneto) como um herói secundário junto de seus maiores inimigos sem nenhuma explicação convincente e tomaram a decisão (o bom senso parou por aqui) de transformarem Joseph em um clone(!) do Magneto, criado por uma antiga inimiga para combatê-lo. Por fim, Joseph se sacrificou numa luta dos X-Men com o Magneto original para salvar o mundo.
Por que ele está nesta lista: Como se não bastasse o fato de ser uma cópia de outro personagem fosse motivo suficiente para entrar nesta lista (veja o caso anterior), o fato de ter um dos piores codinomes da história dos quadrinhos e um visual bizarro (ele não tinha sequer um uniforme próprio, usando o uniforme padrão dos X-Men, e tinha cabelos grisalhos compridos até a cintura) já seria suficiente. Ter morrido (e não ter retornado) também é prova de que ele era um personagem bastante dispensável.


Como criar um personagem frankstein? É só copiar caracter�sticas de outros personagens!1º) Pássaro Trovejante III: Neal Shaara é um mutante indiano com os poderes de gerar rajadas de plasma aquecido e voar. Nascido em uma família rica, ele uniu-se aos X-Men depois de uma briga com o vilão Bastion.
Por que ele está nesta lista: Quando o escritor Chris Claremont decidiu criar um novo personagem para os X-Men, o que ele fez? Primeiro, decidiu dar os mesmos poderes do antigo X-Man Solaris para ele. Segundo, batizou-o com o mesmo codinome de outro X-Man, já morto, com o qual ele não tinha nenhuma relação! Por fim, a personalidade do Neal, rico e mulherengo, é a mesma do Anjo (fato curioso é que o Neal roubou a então namorada do Anjo, Psylocke. Logo após a suposta morte da Psylocke, passou a dar em cima da sua colega de equipe Salva-Vidas). Resumindo: Neal é o personagem mais desnecessário de todos os tempos que já participou dos X-Men. O personagem é da mais pura falta de originalidade, em todos os requisitos. Na minha opinião, o Chris Claremont poderia ter usado o Solaris, que já possui um histórico interessante com os X-Men e uma personalidade mais marcante, e não seria necessário apelar para um novo personagem sem pé nem cabeça! Atualmente, também encontra-se no limbo dos personagens esquecidos (ainda bem)!


Nenhum comentário:

Marcadores

Adaga (1) Amigos que fazem arte (1) Angela (1) Angelus (1) Aphodite IX (2) Arisia (1) Arma X (1) Baronesa cobra (2) Batman (6) Black Canary (2) Black Queen (1) Blogs (1) Caçadora (5) Canário Negro (6) Catwoman (2) Chastity (2) cheeleader (2) Cheetara (1) Ciclope (2) Clark Kent (4) Code Z (1) Color (2) Comiconart (3) Comission (3) Cosplay (1) Cospobre (4) Crtl+C e Crtl+V (1) Curso de Desenho (1) Dark Phoenix (4) DC Revamp (4) Dejah Troris (4) Desafio DC Revamp (1) Desenhos Antigos (1) Donna Troy (3) Druuna (1) Ed Benes (5) Ed Benes Studio (6) Eisner Awards (1) Elektra (2) Emma Frost (5) Entrevistas (6) Estelar (1) Estrela Safira (1) Estudos (2) Fathom (3) Feiticeira Escarlate (2) Fênix (2) Fogo e Gelo (1) Gata Negra (2) Goblin Queen (7) Grace (1) Green Lantern (2) Gretchen (1) Grimm Fairy Tales (1) Hall Jordan (2) Hawk Girl (1) He-Man (1) HQ Fest (6) Hulk (1) Huntress (2) Imagem da Semana (2) Imagens da Semana (1) Inferno (1) Ivan Reis (1) Jean Grey (10) Jim Lee (1) John Carter (2) Justice League (1) Lady Falcão Negro (1) Leilão (4) Logan (1) Louis Lane (3) Magdalena (5) Magma (1) Magneto (1) Marvel Girl (2) Marvel Girls (1) Mary Jane (2) Mary Marvel (2) Material utilizado (1) Mera (1) Mercy Dante (1) Meu Estudio (1) Michael Turner (1) Miss Marvel (5) Moonstone (1) Mulher Aranha (2) Mulher Gavião (1) Mulher Maravilha (2) News (2) Páginas de Amostra (12) Passo-a-passo (1) Photoshop (1) Poison Ivy (3) Princess Leia (1) Prison Break (1) Psylocke (3) Quadrinhos (1) Rachel Summers (2) Rainha Branca (5) Raven (2) Red Mônica (2) Red Sonja (3) Reportagens (1) Rogue (1) São João (1) Scarlet Witch (3) SDCC 2011 (2) Seriados (1) Shanna (1) She-ra (1) Soft Soap Samuray (2) Soul Fire (1) Starfire (1) Storm (2) Super Girl (6) Superman (8) Tatoo (1) Técnica de Desenho (1) Tempestade (3) Texto (2) Thudercats (1) Trindade DC (2) Valkirie (1) Vampira (4) Vixen (1) Witchblade (6) Wolverine (3) Wonder Woman (7) X-men (3) Zatanna (5) Zenescope (2)